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Título : Geografia e educação inclusiva: um olhar para a formação de professores de Geografia, na UFPE
Autor : SANTOS, Dhúllya de Oliveira
Palabras clave : Inclusão escolar; Ensino de Geografia; Educação Inclusiva; Formação de Professores
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Citación : SANTOS, Dhúllya de Oliveira. Geografia e educação inclusiva: um olhar para a formação de professores de Geografia, na UFPE.2023.Trabalaho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A educação inclusiva é um direito inegociável, garantido na Constituição Federal como dever do Estado e das famílias, e uma realidade cada vez mais presente no ensino básico brasileiro. Tendo esse campo como foco de estudo, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância de se falar sobre a inclusão nas aulas de Geografia, no Ensino Básico, durante a formação inicial. e os seguintes objetivos específicos: Compreender o que é a inclusão escolar e como ela acontece na educação básica a partir do respaldo legal; analisar o perfil curricular do curso de licenciatura em geografia da UFPE e verificar se existem disciplinas que abordam a inclusão em sala de aula; analisar dados sobre o crescimento da quantidade de matrículas de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nos últimos 4 anos; por fim, propor alternativas que contribuam para a melhoria dessa realidade e que possibilitem oportunidades de construir um perfil curricular cada vez mais inclusivo. Para a estruturação do trabalho, realizou-se um levantamento documental e bibliográfico em documentos educacionais, artigos, legislações e livros que discorrem sobre a educação inclusiva e o ensino de geografia. Além de um levantamento do perfil curricular e do projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da UFPE. Foram também analisados dados referentes às matrículas no ensino básico de alunos com NEE, a partir do Censo Escolar do INEP entre os anos de 2018 e 2021. Consultas de perfis curriculares de outras instituições que possuem a inclusão como temática de disciplinas na licenciatura em geografia. Ao final, foi possível constatar o potencial crescimento da área de ensino de geografia e inclusão dentro da UFPE, partindo do pressuposto de que o curso dispõe de possibilidades reais na realização de pesquisas e discussões sobre essa realidade que cresce a cada dia mais no ensino básico nacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51865
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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